Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios não é Ferramenta, é um Conceito
MRC Consultoria BI
5 de fev. de 2021
2 min de leitura
A ferramenta, independentemente de qual seja, é só um facilitador o que realmente faz a diferença é dominar o conceito e sua aplicação no dia a dia das empresas.
Em meados de 1989, Howard Dresner definiu Business Intelligence ou Inteligência de Negócios como um termo guarda-chuva para descrever um conjunto de conceitos e métodos para melhorar a tomada das decisões de negócio, usando sistemas de suporte baseados em fatos.
A cultura de dados dentro das empresas já é essencial para sobreviver e não mais para se ter uma vantagem. As empresas precisam coletar as informações dos seus clientes para poder conhecê-los, como idade, sexo, aniversário etc. É necessário conhecer seus fornecedores e parceiros, quem cumpre os prazos de entregas, saber como o meu produto é visto pelo cliente, minha logística de entrega etc.
Com essa quantidade exorbitante de dados recebidos diariamente, é necessário saber o que realmente é importante para o negócio e transformar esses dados em informações que façam a diferença no resultado da empresa.
Os processos de um BI seriam:
- Origem dos dados (SQL, Excel, CSV, Sistemas de ERP etc.);
- ETL (Extract, Transform and Load) traduzindo fica extração, tratamento e carregamento doas dados;
- Qualidade dos dados;
- Staging area - área onde os dados estão sendo preparados para carga no data warehouse;
- Data Mart ou Data Warehouse - aqui é onde os dados estão tratados, modelados e são disponibilizados para consumo;
- Painel ou Dashboard.
Na última etapa Painel ou Dashboard é onde entra a ferramenta que será utilizada para facilitar a visualização e o compartilhamento com os responsáveis para tomar as decisões.
Uma boa análise de dados deve facilitar e suportar a tomada de decisão.
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